Aviso de Privacidade
NOSSO COMPROMISSO
O presente aviso de privacidade foi elaborado em prol do compromisso que o Banco Triângulo S.A (“Tribanco”) e o grupo empresarial do qual faz parte, o Sistema Martins, possuem com a transparência e o respeito aos seus clientes. Apresentamos a seguir as diretrizes que adotamos para o tratamento dos seus dados pessoais
Para disponibilizar soluções financeiras e de varejo mais completas a você, além do Tribanco, as empresas abaixo listadas, que compõem o Sistema Martins , bem como nossos parceiros e fornecedores, poderão também realizar o tratamento de dados pessoais, em observância às normas sobre proteção de dados e demais aplicáveis à atividade das empresas, podendo atuar como operadores ou controladores, conforme o caso:
Empresas do Sistema Martins |
CNPJ |
Tripag Meios de Pagamento Ltda (“Unica”) |
27.991.450/0001-40 |
Tribanco Corretora de Seguros S.A |
09.602.520/0001-49 |
TPS – Triângulo Participações e Serviços Ltda |
01.421.561/0001-27 |
Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A |
43.214.055/0001-07 |
Martins Tecnologia e Gestão do Varejo Ltda (SimTech) |
04.154.059/0001-95 |
Qual o significado de tratamento de dados?
É toda operação realizada com dados pessoais (dados de pessoas naturais/física), como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
COMO COLETAMOS INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ?
Existem 3 (três) formas possíveis para a coleta dos seus dados pessoais:
Quando você nos fornece:
Todas as vezes que você nos informa um dado pessoal diretamente. Em especial, por meio dos canais:
- Aplicativo Tribanco Empresas;
- Aplicativo Triconta;
- Aplicativo Tricard;
- Portal de auto negociação dos cartões Tricard, disponível em: negocie.tricard.com.br;
- Aplicativo Martins (nas seções/páginas que tratarem de produtos/serviços fornecidos pelo Tribanco e suas empresas);
- Abra a sua conta ou por meio de um contato no canal Tribanco, disponível em: www.tribanco.com.br;
- Tribanco para você, disponível em: www.tribanco.com.br/voce;
- Portal Unica, disponível em Quero Unica – Unica (useunica.com.br);
- Estabelecimentos comerciais credenciados para coletar propostas de cartão de crédito e/ou fornecer outros serviços para os quais tenham sido autorizados pelo Tribanco (ex. pagamento de contas e boletos);
- Central de Atendimento, SAC, Ouvidoria, Canal Integridade, Mídias Sociais ou Aplicativos de mensagens (por ex. WhatsApp);
Quando um terceiro nos fornece:
O Tribanco recebe dados pessoais de ou por meio de terceiros, sejam parceiros ou prestadores de serviços, sempre que necessário para complementar alguma informação sobre você ou caso necessário avaliar a veracidade dos dados fornecidos, sempre prezando pela sua segurança.
Além disso, será possível consultarmos dados financeiros, bancários e/ou securitários a seu respeito recebidos de outras instituições financeiras, quando você nos autorizar, inclusive por meio e conforme as regras do Open Finance.
Quando o fizermos de forma automática:
Quando você acessar o nosso website ou utilizar os nossos aplicativos, algumas informações serão coletadas automaticamente, incluindo: características do dispositivo utilizado para o acessar a sua conta ou realizar transações, navegador utilizado para o acesso a sua conta no Internet Banking, geolocalização, origem do IP (com data e hora), informações sobre a sua interação em nossa página informações sobre a sua interação em nossa página. Geralmente estas informações serão coletadas por meio de cookies.
Cookies são arquivos que podem ser armazenados em seu dispositivo eletrônico quando você visita o nosso site. Estes arquivos são usados para facilitar o uso e para melhor adaptar o nosso site aos seus interesses e necessidades, permitindo a otimização de sua experiência em acessos futuros. Os cookies têm prazo de vencimento, podem durar uma sessão, ou seja, serem automaticamente removidos quando você fechar seu navegador ou no fim de sua sessão (cookies de sessão), ou podem ser armazenados no seu dispositivo até que expirem ou que você os limpe manualmente.
Os cookies são essenciais para que o nosso site carregue adequadamente e permita que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis. Eles também nos ajudam a entender como os visitantes interagem com as funcionalidades de nosso site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro, permitindo ainda que o site lembre de suas escolhas, proporcionando uma experiência mais personalizada ou forneça mais conteúdo relevante e do seu interesse.
Os cookies necessários são uma parte importante do funcionamento dos nossos serviços, não sendo possível sua desativação diretamente pelo portal / site das empresas Tribanco. Utilizamos estes cookies para carregar o site, verificar a identificação do dispositivo do usuário e também para fins de medição de audiência no site por meio de dados estatísticos.
Você tem o direito de escolher se deseja consentir ou aceitar ou não os cookies de Marketing, de Publicidade e os Analíticos, por meio do banner de cookies. Estes cookies nos permitem oferecer a você uma experiência mais personalizada por meio da identificação de suas preferências com base em seus hábitos de navegação, gostos e preferências, personalizar os serviços e a publicidade. A qualquer tempo você poderá optar por consentir ou desativar o consentimento destes cookies. Sua opção será armazenada e Você poderá gerenciar sua opção mediante acesso ao banner sempre que desejar.
Outra opção disponível para gestão de cookies é por meio das configurações do navegador que você utilizar para acessar os serviços, conforme orientações nos links abaixo. Saiba, porém, que se desativar os cookies diretamente pelas opções de configuração dos navegadores é possível que o portal das empresas Tribanco não desempenhe adequadamente as suas funcionalidades.
Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR
Internet Explorer: https://support.microsoft.com/ptbr/topic/excluir-e-gerenciar-cookies-168dab11-0753-043d7c16-ede5947fc64d#ie=ie-11
Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/desativecookies-terceiros-impedir-rastreamento
Safari: http://safari.helpmax.net/ps/privacidade-eseguranca/como-remover-cookies/
QUAL O OBJETIVO DE TRATARMOS OS SEUS DADOS:
Dados pessoais são tratados pelo Tribanco para objetivos previamente definidos e abaixo delimitados:
- Quando o Tribanco tiver que cumprir com obrigações legais ou regulatórias;
- Quando o Tribanco tiver que cumprir ordem ou decisões emanadas de autoridades, administrativas ou judiciais;
- Para que o Tribanco possa oferecer os seus serviços a você, em atividades pré-contratuais, durante ou após a celebração de um contrato para a sua execução;
- Para que seja possível analisar um pedido de concessão ou uma oferta de um crédito;
- Para viabilizar a gestão de riscos ou “Conheça seu Cliente”, conforme nossas políticas e regulamentações vigentes;
- Para que seja possível garantir maior segurança e prevenção de fraudes contra você ou em prejuízo do Tribanco;
- Para assegurar sua adequada identificação, qualificação e autenticação;
- Para prevenir atos relacionados à lavagem de dinheiro e outros atos ilícitos;
- Para realizar pesquisas de comunicação e marketing de relacionamento, promover campanhas, analisar e aperfeiçoar a usabilidade de portais, aplicativos, sites;
- Para fazer ofertas, operacionalizar e comercializar produtos e serviços adequados e relevantes aos seus interesses e necessidades;
- Para melhorar e aperfeiçoar a qualidade e eficiência dos produtos e serviços;
- Manter, criar e melhorar as nossas atividades.
Para atividades que sejam de interesse do Tribanco, desde que você tenha a devida expectativa da ocorrência desta atividade, sempre respeitando todos os seus direitos, tais como, por exemplo, o apoio e promoção de atividades do grupo Tribanco ou para prestação de serviços que beneficiem você.
Quando objetivamente autorizado por você, no formato da coleta de um consentimento.
Para que o Tribanco possa oferecer os seus serviços a você, celebrando um contrato para a sua execução, como por exemplo:
- Contratação de seguro de vida, de viagem, de acidentes pessoais, de auto ou residência fácil, onde são coletados: nome, e-mail, cidade e telefone celular, endereço físico, data de nascimento.
- Abertura de conta e cartão (crédito/débito): nome completo, endereço físico, e-mail, número do telefone, RG ou outro número de identificação civil válido, CPF, biometria facial, situação financeira e patrimonial, filiação, estado civil, profissão, naturalidade, nacionalidade, escolaridade, condição de deficiente.
Para que possamos viabilizar a concessão de um crédito, como por exemplo:
- Consulta de crédito em bureau onde são coletados: restrições financeiras, score de crédito, histórico de crédito, dívidas, obrigações e responsabilidades financeiras.
Para que possamos avaliar e monitorar o risco de concessão de um crédito (proteção de crédito), como por exemplo:
- Consulta em bureau e empresas especializadas de scores de risco
Para que seja possível a prevenção de fraudes contra você ou em prejuízo do Tribanco, como por exemplo:
- Análise antifraude Tribanco, onde são coletados: geolocalização, endereço IP, data/hora, dados do dispositivo utilizado e a identificação do usuário responsável pela autenticação.
COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Compartilhar os seus dados pessoais, às vezes, será necessário. Abaixo apresentamos a razão e a natureza do terceiro envolvido:
- Com empresas parceiras e fornecedores, no desenvolvimento e prestação de serviços voltados a você, observados os rígidos padrões de segurança do Tribanco;
- Com autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses do Tribanco, em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais e processos administrativos;
- No caso de transações e alterações societárias envolvendo o Tribanco, incluindo empresas do mesmo grupo econômico;
- Mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para esta requisição;
- Ainda, eventualmente, os seus dados pessoais poderão ser compartilhados com outras empresas do nosso grupo econômico e/ou com parceiros comerciais para ofertas de produtos e serviços (por exemplo, produtos/serviços financeiros, comerciais, securitários) que possam ser do seu interesse (nesta oportunidade, medidas serão adotadas para que você possa nos dizer quando estas ofertas não forem do seu interesse), e/ou para avaliações visando melhor adequar as ofertas e/ou para desenvolver e oferecer produtos ou serviços de seu interesse.
Como titular de dados pessoais, você possui direitos relacionados as suas informações. Dentre os direitos assegurados a você, destaca-se a possibilidade de solicitar informações sobre os cuidados que o Tribanco adota na contratação com terceiros e quais dados são tratados. Você pode solicitar isso por meio dos canais descritos no item “Como posso solicitar o exercício dos meus direitos?”
TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DOS DADOS
Os dados pessoais tratados em decorrência da utilização dos produtos e serviços serão processados pelas empresas, parceiros e fornecedores do grupo Tribanco em conformidade com legislação vigente aplicável.
Esclarecemos que poderemos utilizar serviços de empresas parceiras ou fornecedores de serviços, ou subcontratados destes, os quais podem resultar no tratamento de dados pessoais em outros países os quais estarão submetidas às obrigações deste Aviso de Privacidade e da respectiva contratação, em especial, para as finalidades descritas nesta política, inclusive em especial: armazenamento e análise de dados, pesquisas e avaliações estatísticas, testes de novas soluções, realização de campanhas de marketing, cumprimento ou execução das obrigações contratuais ou fornecimento de produtos/serviços, prevenção a fraudes, proteção ao crédito.
Adotamos políticas que asseguram procedimento de verificação destas empresas quanto a adoção de medidas técnicas e administrativas para proteção e segurança de seus dados e tais contratações observarão cláusulas contratuais usualmente utilizadas que obrigam tais fornecedores e/ou parceiros a práticas de segurança de dados adequadas.
COMO O TRIBANCO MANTEM OS SEUS DADOS PESSOAIS SEGUROS?
Qualquer dado pessoal coletado será armazenado dentro de rígidos padrões de segurança, o que inclui a adoção de medidas de proteção contra acesso não autorizado a sistemas por meio de métodos e de padrões de mercado para criptografar os dados coletados, calibragem de acesso apenas para pessoas autorizadas e renovação do backup de informações. De toda forma, o Tribanco disponibiliza algumas dicas de segurança que devem ser adotadas por você e poderão auxiliar nesta jornada de segurança:
- O Tribanco nunca envia e-mails solicitando confirmação de dados ou cadastros e nem e-mails com anexos executáveis (extensão .exe, .com, .scr, .bat, .zip, .rar, .clp) ou contendo links para download;
- Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para Você podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante você ficar atento, pois os e-mails são enviados somente pelos domínios relacionados a Nós e ao Grupo Econômico. Em caso de dúvidas, Você pode contatar os Canais de Atendimento;
- Nunca forneça a senha de seu cadastro a terceiros e, no caso de uso não autorizado, altere imediatamente suas credenciais de acesso.
Embora o Tribanco adote os melhores esforços para preservar a sua privacidade e proteger os seus dados pessoais, nenhuma transmissão de informações é totalmente segura, estando sempre suscetíveis a ocorrência de falhas técnicas, vírus ou ações similares. O Tribanco, prezando pela transparência, o informará imediatamente após a ocorrência de qualquer evento desta natureza.
POR QUANTO TEMPO O TRIBANCO ARMAZENARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Os dados pessoais tratados pelo Tribanco serão eliminados quando deixarem de ser úteis para os fins para os quais foram coletados, ou quando você solicitar a sua eliminação, exceto na hipótese de necessidade de cumprimento de obrigação legal ou regulatória, transferência a terceiro – desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados – e uso exclusivo do Tribanco, inclusive para o exercício de seus direitos em processos judiciais ou administrativos.
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
O Tribanco respeita e garante a você os seguintes direitos:
- Confirmação se o Tribanco realiza o tratamento dos seus dados pessoais;
- Caso o Tribanco realize o tratamento dos meus dados pessoais, tenho direito de acessar estas informações;
- Correção dos seus dados pessoais, desde que eu possa comprovar que estão incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação dos seus dados pessoais, desde que você possa demonstrar que o tratamento destas informações é desnecessário, excessivo ou entende que ocorreu em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados;
- Portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Este direito só será aplicável após a delimitação do padrão de transferência destas informações;
- Eliminação dos seus dados pessoais, desde que tenham sido coletados após a coleta do seu consentimento;
- Obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais o Tribanco compartilha os seus dados pessoais;
- Informação sobre as possibilidades e consequência de não fornecer o seu consentimento;
- Revogação do consentimento que tenha fornecido ao Tribanco.
QUEM SOMOS E COMO POSSO ESCLARECER OUTRAS DÚVIDAS?
Nós somos Banco Triângulo S.A., com sede na Cidade de Uberlândia-MG, na Avenida Cesário Alvim, 2209, bairro Aparecida, inscrita no CNPJ sob o nº 17.351.180/0001-59.
Qualquer dúvida ou reclamação complementar entre em contato com nossas centrais de atendimento:
Tribanco – Para solicitar bloqueio de acesso à conta por perda, roubo ou furto de celular, consultas, DOC/TED, pagamentos, produtos e serviços, cobranças, Atendimento Cartão Super Empresarial.
0800 979 3355 ou 3003 3366 (Custo de ligação local – ligações originadas de celular nas capitais e regiões metropolitanas.). Ou www.tribanco.com.br/empresa/atendimento
Unica – Central de Relacionamento e Suporte Técnico POS e TEF – Antecipação de Recebíveis, Quero ÚNICA, Suporte, Dúvidas Extrato, Dúvidas Pagamentos, outros serviços relacionados a UNICA
3003 5506 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 701 5506 (demais localidades) – Horário de atendimento: segunda à sábado, das 08h00 às 20h00
useunica.com.br/contato
Tricard (cliente PF e Triconta) – Central de Atendimento e Renegociação. Solicitações e dúvidas sobre Cartão como bloqueio, desbloqueio, segunda via, cancelamento e prazo de entrega, Fatura, Senha de cartão, dados cadastrais, Compras e parcelamentos, acesso ao aplicativo e detalhes da Triconta
Atendimento WhatsApp (11) 3003 3099 – Você pode salvar o nº no seu celular e enviar um “oi” quando precisar, ou se preferir, ligue:
3003 3099 – Capitais e regiões metropolitanas
0800 722 3099 – Demais regiões
O exercício dos direitos dos titulares no Tribanco poderá ser solicitado por meio dos canais de atendimento divulgados neste Aviso de Privacidade.
Todas as requisições para exercício destes direitos serão:
- Oportunizadas de forma gratuita;
- Submetidas a uma forma de validação de sua identidade (a fim de que o Tribanco direcione o atendimento de requisições, exclusivamente ao próprio titular dos dados);
Em caso de reclamação, comunicação, esclarecimentos ou providências referentes a proteção de dados, poderão ser acionados os canais de atendimento acima divulgados.
Eventuais dúvidas sobre este Aviso de Privacidade ou necessidade de contato com o Encarregado de Dados poderão ser encaminhadas para o e-mail dpo@tribanco.com.br, aos cuidados de Wilkeen Ribeiro Oliveira. Conforme o tipo de requisição, os atendimentos estarão sujeitos a identificação e verificação prévia de identidade.
Atualização: Julho de 2023