GOLPE DO WHATSAPP, SMS OU TELEFONE
WHATSAPP
O fraudador instala o aplicativo WhatsApp em um aparelho qualquer e cadastra seu número de celular nele. Na sequência, entra em contato se passando por funcionário de alguma empresa que você já tenha relacionamento (loja, site, clube, etc.) e, durante o contato, alega alguma confirmação, e pede para você informar o código que receberá via SMS. Esse código é o que possibilita a habilitação da sua conta WhatsApp em dispositivos. Com ele, o fraudador habilita a sua conta no celular dele, passa a ter acesso aos seus contatos e começa a pedir dinheiro emprestado ou dados sigilosos aos seus contatos, se passando por você.
Para evitar este golpe, ative a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Para isso, abra o aplicativo e acesse “Configurações”. Depois, acesse a opção “Conta”, selecione “Confirmação em duas etapas” ou “Verificação em duas etapas”, clique em “Ativar” e registre uma senha. Para ativar este recurso, você deverá colocar uma senha (PIN) de seis dígitos que protege a conta WhatsApp contra fraudes. Memorize esta senha, pois, conforme as regras de uso do WhatsApp, ela será solicitada periodicamente durante a utilização do aplicativo, em caso de troca de aparelho ou caso você desinstalar e reinstalar o aplicativo ou ao acessar a versão Web.
Reforçamos que o Tribanco jamais entrará em contato por WhatsApp para solicitar informações sobre sua conta e nunca pedirá sua senha quando ligar ou enviar comunicações para você.
SMS
Nas comunicações por SMS, o Tribanco nunca pedirá dados pessoais ou senhas, nem enviará link que direciona você para páginas que solicitam sua senha.
TELEFONE
Preste atenção em ligações que receber em nome do Tribanco, principalmente de pessoas que se apresentarem como gerentes ou das áreas de segurança ou prevenção à fraude. Essas ligações podem ser tentativas de golpes.
Importante:
● Nunca digite sua senha no teclado do telefone ao receber ligações em nome do Tribanco.
● O Tribanco não possui atendimento por videochamada.