Pedro tem 48 anos e, pouco adepto da tecnologia, prefere resolver as coisas pessoalmente. Mas, mesmo mantendo
distância da internet, ele passou por um susto dos grandes ao ser vítima de um tipo de golpe bastante comum, o do
falso motoboy.
Tudo começou com uma ligação do golpista que, passando-se por um funcionário de banco, disse que o cartão de
Pedro tinha sido clonado. O falso funcionário solicitou a senha e pediu gentilmente para que o cartão fosse cortado,
mas sem danificar o chip. Em seguida, informou que, por segurança, o cartão seria retirado, por um motoboy enviado
pelo banco.
Não demorou para que outro golpista, passando-se pelo tal motoboy, chegasse na residência da vítima, que não sabia
que, mesmo cortado, o cartão com o chip intacto pode ser utilizado. A surpresa desagradável veio na fatura do cartão
de crédito, recheada de compras que Pedro não tinha feito. No final da história, deu para recuperar o prejuízo, mas
“deu um trabalhão, e foi muito, mas muito estressante”, lembra Pedro.
Hoje, ele sabe que os bancos jamais pedem informações sobre cartão e senha por telefone, muito menos solicitam o
seu cartão de volta e mandam um motoboy buscá-lo. Portanto, se você receber uma ligação desse tipo, desligue e
então ligue imediatamente para o seu banco para verificar se existe algum problema em sua conta.