Maria, 59 anos, sempre se considerou uma pessoa antenada e íntima das novas tecnologias. Até que recebeu uma
ligação de um fraudador que, passando-se por funcionário do banco em que é correntista, informou que seu cartão
havia sido clonado. Assustada, não pensou duas vezes antes de fornecer ao atendente todas as informações que
foram solicitadas: nome completo, RG, CPF, o número do cartão e até sua senha pessoal.
Apesar de bem informada, Maria nem desconfiou de que estava sendo vítima do golpe da falsa central de
atendimento. Com um roteiro bastante convincente, os fraudadores tentam alarmar as pessoas com a notícia de que
sua conta bancária foi invadida ou clonada e, a partir daí, passam a solicitar informações pessoais e financeiras.
Para não cair nessa conversa, é preciso, em primeiro lugar, respirar fundo e ter autocontrole quando receber uma
ligação desse tipo. Outro cuidado importante: em hipótese alguma forneça informações financeiras ou pessoais por
telefone.
Um banco jamais irá ligar pedindo senhas ou número de seu cartão. Se você receber alguma ligação desse tipo,
desligue imediatamente e entre em contato com a instituição em que tem conta. Aliás, a Maria só não perdeu dinheiro
porque, assim que desligou, sua filha a questionou sobre a ligação e sugeriu que ela telefonasse para o banco para
averiguar a situação.