Quem trabalha com comércio certamente já se perguntou como abordar clientes. Esse é um cuidado que deve estar no topo da lista de preocupações de qualquer gestor e mesmo quem está há anos no mercado não pode perder esse questionamento de vista, para não correr o risco de se acomodar e pisar na bola.
Uma abordagem equivocada ou simplesmente desatenta pode fazer o consumidor virar as costas antes mesmo de ver o que você tem a oferecer. Para não correr esse risco, continue conosco e veja como abordar clientes e garantir uma excelente primeira impressão!
Faça o cliente se sentir acolhido
“Boa tarde, em que posso ajudar?” certamente é a primeira frase que vem na cabeça de quem está pensando em como abordar clientes. Apesar de ser efetiva, é melhor dar as boas-vindas ao cliente e deixá-lo se ambientar antes de oferecer algum serviço.
Quando o primeiro contato exige uma resposta imediata, o cliente pode se sentir pressionado ou desconfortável. Para evitar esse incômodo, apenas cumprimente de maneira simples e calorosa: diga “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” e se coloque à disposição.
Dê espaço ao cliente
O pesadelo de qualquer consumidor é o vendedor que não sai do pé. Novamente corre-se o risco de deixar o cliente desconfortável, além de impedir que ele conheça os produtos por conta própria.
Dar espaço não significa abandonar o cliente. O ideal é deixar que ele dê uma rápida olhada na loja e só então abordá-lo, dessa vez de maneira mais direta. Um bom momento para se aproximar é quando o consumidor demonstrar interesse por algum produto específico, que pode servir de gancho para a abordagem.
Outras frases úteis para esse momento:
- “Posso ajudar em alguma coisa?”;
- “Já conhece nossa loja?”;
- “Está procurando por algo específico?”.
Pratique o espelhamento
Saber como abordar clientes é saber moldar o comportamento de acordo com o perfil do cliente da vez. Essa técnica é chamada de espelhamento, já que consiste no vendedor agir como um espelho da pessoa com quem está interagindo.
É hora de analisar se você está diante de alguém mais formal ou informal, se a pessoa fala alto ou baixo, se é tímida ou expansiva, se possui um perfil mais analítico ou pragmático. Essas informações vão te dizer exatamente como abordar clientes e “falar a mesma língua” que eles.
Aproveite para ouvir bastante e identificar qual é a necessidade que trouxe o cliente até a loja. Nem todo cliente sabe exatamente do que precisa e cabe ao vendedor fazer as perguntas certas.
Como abordar clientes no seu comércio?
Se a primeira impressão é a que fica, tudo que envolve os primeiros contatos do público com a empresa, como abordar clientes, deve ser administrado com cuidado e técnica.
Cada negócio possui um público específico e como abordar clientes é uma questão que possui respostas diferentes dependendo do segmento. Para entender melhor essas distinções, veja como abordar clientes em diferentes tipos de negócio:
Como abordar clientes no restaurante
Encontrar o equilíbrio certo entre dar espaço para o cliente e caprichar no atendimento é um dos grandes desafios dos bares e restaurantes. O ideal é se apresentar, oferecer o cardápio e esperar que o cliente dê o próximo passo.
Veja o exemplo:
– Boa noite, eu sou a Raquel e vou atendê-los hoje. Esse é o nosso cardápio e quando estiverem prontos para fazer o pedido é só me chamar. Qualquer dúvida estou à disposição!
Como abordar clientes no hotel?
Clientes que chegam no hotel geralmente já tem um objetivo definido: fazer o check-in ou o check-out ou então tirar alguma dúvida na recepção. Nesse caso, o famoso “Como posso ajudar?” é ideal para iniciar o contato, já que eficiência é a prioridade.
Como abordar clientes no mercadinho?
Mercadinhos normalmente funcionam com poucos ou nenhum vendedor no salão, com exceção dos caixas e serviços específicos como açougue e padaria. Mas os colaboradores que circulam pelo local devem estar prontos para responder dúvidas sobre os produtos.
Para não invadir o espaço do cliente, a melhor forma de fazer a abordagem é oferecendo informações úteis. Veja o exemplo:
– Bom dia! Hoje temos promoção no setor de produtos de limpeza e degustação de iogurtes no final da loja. Se precisar de ajuda para encontrar alguma coisa, é só me chamar!
Como abordar clientes na casa de construção e na loja agropecuária
Dificilmente um cliente visita uma loja de materiais de construção ou de produtos agroveterinários apenas para “dar uma olhadinha”, já que os produtos oferecidos são bastante específicos. Por isso, o ideal é investir em uma abordagem direta, agilizando o atendimento.
Veja o exemplo:
– Boa tarde, meu nome é Nonato. O que você procura hoje?