Uniformes profissionais: usar ou não usar? Muita gente prefere deixar de lado a vestimenta padronizada nas lojas e acaba optando por um dress code restritivo em vez de investir na criação das suas próprias peças. Outros simplesmente nem pensam nisso, e vão deixando de lado até que a necessidade se mostra.
A questão é que, no atendimento ao cliente, uma boa apresentação deve ser sua primeira preocupação e os uniformes profissionais são, na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a loja. Antes de falar “oi”, ele percebe o vendedor uniformizado. Muitas vezes, ele só vai falar com quem estiver com roupas que indiquem a posição da pessoa na loja.
Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a questão dos uniformes profissionais e o que eles trazem de vantagem em lojas de qualquer segmento. Está curioso? Então vamos começar a conversa!
Uniformes profissionais aumentam a relevância da marca
Existe um preceito no marketing e na publicidade – que também funciona muito bem para os pequenos negócios – relacionado à relevância da sua marca. Quanto mais o cliente se identificar com a sua marca e o que ela representa, mais feliz ele ficará em comprar. Isso quer dizer que o produto é importante, mas a sua loja e o que ela representa é muito mais.
Você já ouviu aquela expressão “vestir a camisa da empresa”, não é? Ela está associada a boas interpretações, como “ser fiel à empresa”, “trabalhar duro para ajudar a loja”, “ter visão de dono”, etc. Quando seus colaboradores literalmente vestem os uniformes profissionais, é isso o que eles estão transmitindo, mesmo que no subconsciente.
Isso daí nada mais é do que uma ferramenta para fazer um bom trabalho de marca na sua loja. E não estamos nem contando com a possibilidade de sua logo e sua paleta de cores estarem em grande evidência dentro do salão, algo que toma o imaginário dos clientes e faz com que eles se identifiquem ainda mais com a sua loja.
Uniformes profissionais distinguem vendedores e melhoram o atendimento
Imagina você em uma loja de materiais de construção que nunca entrou antes. Ela é enorme, com várias fileiras, e você está tendo dificuldades para encontrar o que está procurando. O que fazer? Perguntar para algum funcionário onde está o seu produto.
Mas pra quem você pergunta? A menina de gola polo andando pelos corredores? O rapaz de regata preta? O senhor de moletom? É claro que não. Você vai procurar alguém vestindo um uniforme para não correr o risco de incomodar alguém que nem trabalha lá.
Se o cliente tiver que procurar pelo vendedor, você já está com problemas. E se ele não encontrá-lo, problemas ainda maiores. O pior dos casos é quando os atendentes estão no salão, o cliente o procura e mesmo assim não os acha. Vestir a equipe com uniformes profissionais resolve esses três problemas e pode melhorar bastante o seu atendimento.
Uniformes profissionais transmitem profissionalismo
Parece meio redundante, mas é verdade. Os uniformes profissionais conseguem transmitir uma imagem de profissionalismo justamente porque eles são todos iguais e, na medida do possível, neutros.
Uma senhora de 75 anos entra na loja e é atendida por um rapaz de bermudas. É pouco provável que esse rapaz, que pode até ser um perito nos produtos que vende, consiga fechar a venda, pois corre o risco de não ser levado a sério. Esse é um exemplo extremo para ilustrar um ponto simples: todos nós julgamos a vestimenta alheia, conscientemente ou não.
Os uniformes profissionais resolvem esse problema por dois motivos. Primeiramente, não há como alguém criticar a escolha de vestimenta de um vendedor se ele não a escolheu. Os uniformes precisam ser usados, todos entendem isso.
Em segundo lugar, os uniformes tendem a ser neutros, de uma só cor e mais voltados para cortes conservadores. Calças simples e discretas, camisa com a cor da marca, logo no peito e pronto. Mesmo que alguém realmente queira tirar conclusões em cima disso, fica muito difícil, não há nada pra ver e julgar.
É assim que é construída a imagem de um profissional, da forma mais neutra possível. Mesmo mesmo que o uniforme puxe um pouco para o lado da inovação, não foi o colaborador que escolheu se vestir assim, foi a sua empresa.
E falando nisso…
A escolha dos uniformes profissionais depende da sua marca e identidade
Para definir como serão os uniformes profissionais, você vai precisar definir antes de tudo a identidade visual da sua empresa.
Os uniformes precisam transmitir não só suas cores e a sua logo, mas também a maneira como sua empresa se apresenta ao público. Não dá para trabalhar em uma loja agroveterinária e ter funcionários vendendo químicos controlados para fazendeiros vestindo uma regata. Não combina.
O que você precisa fazer é justamente isso, combinar. E sabe qual é a melhor maneira de identificar os cortes, cores e formatos dos seus uniformes profissionais? Olhando para o seu cliente. Como ele se veste diz muito sobre como os seus próprios colaboradores deveriam se vestir.
Os uniformes profissionais são muito importantes, não dá pra ignorar isso. Comece agora mesmo a definir os seus modelos!