4 dicas de como falar sobre ESG com as crianças

Já ouviu falar que as crianças aprendem pelo exemplo? Pois é, o vídeo Children See, Children Do, da organização australiana NAPCAN (National Association for Prevention of Child Abse and Neglect) explica muito bem essa ideia. Nele, as crianças aparecem imitando atitudes dos adultos que podem ser muito prejudiciais ao seu desenvolvimento infantil.

E se a gente usar essa ideia para refletir como podemos dar o exemplo dentro de casa, vivendo o ESG como filosofia de vida?

A mudança de visão e de hábitos, de forma imediata pode ser feita e incluída nas rotinas das famílias, como uma semente para que, no futuro, o ESG seja algo presente e tão discutido não apenas no universo corporativo ou pelas instituições, mas sim, que venham a partir do que foi aprendido dentro de casa.

Como inserir o ESG na rotina da casa

Para inserir esse tema em casa, podemos nos fazer algumas perguntas: como nos esforçamos no dia a dia para reduzir o consumo? Fazemos algo contra o desperdício de alimentos, reutilização de sacolas, garrafas, copos em casa? Quais são nossas escolhas de passeios, transporte e eficiência energética?

Como a gente trabalha nossas relações sociais? A diversidade, a inclusão e o respeito às pessoas estão presente no nosso dia a dia? E a ética e a transparência? As crianças estão o tempo todo observando nossas atitudes e quanto mais elas forem positivas mais influenciaremos no desenvolvimento de adolescentes e adultos mais conscientes.

Lugares para levar as crianças e saber mais sobre ESG

Não precisa ser nada super elaborado. A nossa ideia é dar dicas para que na sua próxima viagem você possa colocar as crianças em contato com lagos, bichos, florestas, plantas.

Ao visitar uma praia nova, você pode aproveitar a experiência para falar com os pequenos sobre preservação ambiental, a importância de não jogar lixo na areia e no mar, abordar o tempo de decomposição de embalagens plásticas, por exemplo.

Se o passeio for uma floresta, podemos mostrar às crianças a importância da preservação das espécies nativas, por exemplo. Tudo isso pode contribuir para que se tornem pessoas mais conscientes e responsáveis com as questões ambientais.

Livros infantis sobre os ODS

Uma excelente forma de introduzir o tema com os pequenos é pela leitura. Já ouviu falar sobre o Clube de Leitura ODS do Brasil? São 176 obras selecionadas e reunidas em um catálogo a partir de uma parceria entre diversas entidades e instituições ligadas ao incentivo à leitura infantil, o Clube organiza os títulos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para navegar, clique aqui. A gente recomenda!

Como tornar o acesso à internet mais seguro para as crianças

Tão importante quanto o E, de meio ambiente, e o S de social, é também o G da sigla ESG. É por isso que separamos uma ótima dica para falar sobre proteção de dados, ética e privacidade com elas, de forma divertida. Um convite também aos pais para falarem deste assunto com as crianças e reverem as configurações de acesso oferecido aos pequenos na rede.

O portal Internet Segura disponibiliza diversos materiais sobre segurança digital para orientar a comunidade, incluindo um guia sobre privacidade e até mesmo jogos e desenhos para a criançada se divertir e aprender ao mesmo tempo. Todos disponíveis para download gratuito. É só clicar, acessar e se proteger! Aproveite!