GOLPES EM LOJAS

Para ajudá-lo a vender com tranquilidade, elaboramos algumas dicas e procedimentos para deixar seu negócio sempre protegido.

Vendendo com segurança o seu estabelecimento pode evitar possíveis fraudes, portanto, siga as dicas:

Comportamento de um possível fraudador

Evite fraudes em seu estabelecimento. Fique atento ao comportamento das pessoas e identifique um possível fraudador:

1 – Ele observa previamente a loja onde vai agir.

2 – É falante e persuasivo. Normalmente quer desviar a atenção para ele enquanto estiver passando o cartão.

3 – Fica nervoso e agitado quando está comprando.

4 – O fraudador prefere horários de final de turno e horários de pico, ou seja, quando a loja está cheia e a atenção está dividida entre outras pessoas.

5 – Possui vários cartões / documentos com nomes diferentes
Assina lentamente, como se estivesse copiando.

6 – Compra qualquer produto sem se preocupar com a qualidade. O importante para ele é que o produto seja de fácil revenda.

7 – Observa atentamente o ambiente para safar-se com rapidez, caso ocorra algum contratempo.

8 – Ausenta-se da loja no momento da autorização.

Identifique técnicos autorizados

Sempre que solicitar a visita de um técnico, siga os procedimentos abaixo. Assim, você evita que técnicos não-autorizados entrem em seu estabelecimento.

1 – Sempre acompanhe o técnico nas trocas ou manutenções de terminais ou Pin Pad.

2 – Confirme junto a nossa Central de Atendimento se os dados do técnico e a Ordem de Serviço são verdadeiros.

3 – Nunca utilize o celular do técnico para confirmar a visita de manutenção e sim um telefone fixo do estabelecimento.

4 – Evite que muitos funcionários operem o terminal, caso isso não seja possível mantenha um cadastro dos funcionários sempre atualizados com horários de trabalho.

5 – Em caso de suspeita, entre em contato com a nossa Central.

0800 979 3355 | 3003 3366*
*Custo de ligação local – ligações originadas de celular nas capitais e regiões metropolitanas.

Venda com mais segurança

Fique atento na hora da venda. Alguns cuidados fazem a diferença.

1 – O cartão e o portador devem estar presentes durante toda a venda.

2 – Cartão de crédito é pessoal e intransferível, portanto, não pode ser utilizado por terceiros. Se possível, mantenha o cartão em seu poder até o final da venda.

3 – Só o titular pode comprar com o cartão. Nunca venda a terceiros.

4 – Confira sempre a data de validade do cartão.

5 – Suspeitou do portador ou do cartão?

6 – Peça sempre um documento com foto e certifique-se que o titular do cartão é mesmo quem faz as compras. Seguindo essas dicas, você garante muito mais segurança e mais vendas.

Navegue na internet com segurança

Oferecemos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia ao acessar a internet. Confira:

1 – Evite entrar em sites que contenham conteúdo duvidoso.

2 – Não abra e-mails com conteúdo suspeito ou de remetentes que não conheça.

3 – Tome cuidado especial com anexos e links nos e-mails, principalmente com as terminações .exe, .scr e .zip.

4 – Evite realizar downloads de sites desconhecidos.

5 – Quando criar uma senha, utilize números e símbolos para evitar que a sua senha seja facilmente descoberta.

6 – Troque sua senha com frequencia e evite utilizá-la para diferentes ocasiões.

7 – Utilize e mantenha sempre atualizada sua ferramenta de antivírus e proteção pessoal.

8 – Certifique-se que o site é de confiança antes de realizar qualquer cadastro, principalmente com informações pessoais.

Troca de terminal

Evite fraudes em seu estabelecimento
Fique atento ao novo golpe de Troca de Terminal.

Como ocorre?
O fraudador retira o seu terminal Única e / ou Tricard e troca por um equipamento de outro estabelecimento. Dessa forma todas as suas vendas feitas nesse terminal substituído indevidamente serão creditadas em outra conta bancária.

Como evitar?

1 – Não deixar o seu terminal em locais de fácil acesso sem a supervisão de uma pessoa de confiança.

2 – Não deixe que pessoas sem autorização façam manutenção do(s) seu(s) terminal(is).

3 – Diariamente verifique o nome e o número do estabelecimento impressos nos comprovantes de vendas.

4 – Não perca o seu terminal de vista e nem deixe que seja levado para o interior de veículos.

5 – Faça diariamente a conciliação entre as vendas realizadas e seu extrato bancário.